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Formação de novos professores de ciências é primordial

MATÉRIA PRODUZIDA PELA RÁDIO E PELO JORNAL DA USP

Discutir formação de novos professores de ciências é primordial

Dos professores que lecionam física no Brasil, apenas 20% têm formação na área, aponta especialista

 
A 14ª edição do Encontro do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (Piec) da USP, realizada nesta semana, discute os Desafios Atuais para a Formação Inicial de Professores de Ciências. O tema deste ano emerge das discussões relacionadas à interação universidade-escola, tendo como foco o papel da formação inicial dos professores de ciências. O palestrante convidado, professor Arthur Galamba, do King’s College London, descreve como os professores-estudantes de ciências são selecionados e educados na Inglaterra. O Jornal da USP no Ar conversa com o professor Galamba e com o professor André Machado Rodrigues, do Instituto de Física (IF) da USP, a fim de trazer um panorama das discussões levantadas nos dois primeiros dias do encontro.
 

“Dos professores que lecionam física no Brasil, apenas 20% têm formação na área”, indaga o professor do IF sobre a realidade do ensino de ciências no País. Quando a análise é feita por Estado, os números tornam-se ainda mais preocupantes. Na Bahia, por exemplo, somente 10% dos professores que lecionam física possuem o curso de licenciatura na área.

A matéria completa e o áudio das entrevistas estão disponíveis no link abaixo:

https://jornal.usp.br/atualidades/discutir-formacao-de-novos-professores-de-ciencia-e-primordial/

 

Término: 
30/04/2019

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