Grand Challenges Explorations (GCE) para brasileiros

A Fundação Bill & Melinda Gates lançou o primeiro Grand Challenges Explorations (GCE) exclusivo para pesquisadores brasileiros. O tema desta edição é "Ciência de dados para melhorar a saúde materno-infantil no Brasil". A chamada busca propostas inovadoras que utilizem ciência de dados e modelagens para entender os principais fatores que impactam a saúde materna e o desenvolvimento infantil no Brasil. Cada projeto selecionado receberá US$ 100 mil para desenvolver a ideia.

O GCE para brasileiros é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o CNPq, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) e a Fundação Bill & Melinda Gates (BMGF). A parceria busca soluções em 17 temas, que variam de ferramentas para identificação de riscos ao desenvolvimento infantil a avaliações do impacto de intervenções e programas sociais na saúde materno-infantil.

O objetivo é fomentar abordagens inovadoras de análise de dados relacionados a programas sociais e à saúde pública no Brasil para produzir novos insights e conclusões que podem melhorar a saúde materno-infantil não só dentro do país como também ao redor do mundo. Os candidatos podem escolher entre trabalhar com grandes bancos de dados já disponíveis ou colaborar com o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (CIDACS).

As inscrições para o Grand Challenges Explorations começaram no dia 5 de março e vão até 2 de maio. Qualquer pessoa pode enviar projetos. Não é necessário ser mestre, doutor nem anexar currículo, referências ou resultados prévios. A seleção é baseada exclusivamente na qualidade da proposta, que deve ser inovadora, e no seu potencial para resolver grandes desafios globais. São aceitos projetos de candidatos de qualquer área ou organização, incluindo universidades, laboratórios, institutos de pesquisa, ONGs e empresas privadas. Para participar, basta descrever sua ideia em duas páginas em inglês com uma cópia em português.

Para mais informações sobre como enviar projetos: https://goo.gl/Gsc6aa

Lei a matéria completa no link abaixo:

02/05/2018