Hackerspace do IFUSP em destaque na Revista FAPESP

MATÉRIA DA REVISTA PESQUISA FAPESP

"Espaço livre para criar"
Locais que reúnem aficionados por tecnologia, os hackerspaces se multiplicam pelo país

Por: SUZEL TUNES | ED. 267 | MAIO 2018

"(...) A mais recente dessas iniciativas de parceria com a universidade é o Hackerspace do Instituto de Física (IF) da USP, inaugurado no mês passado. Para ser instalado na sala nº 100 do edifício principal do instituto, teve a articulação e o incentivo do professor Alexandre Suaide. “Há muito tempo os alunos sentiam falta de um ambiente para desenvolver projetos e atividades sem vínculo formal com grupos de pesquisa ou laboratório acadêmico”, diz o físico.

O espaço já nasceu com alguns equipamentos, como impressoras 3D, Arduínos e computadores herdados de um projeto que foi interrompido anos atrás, deixando material ocioso. Na lista de discussão do grupo já existem cerca de 50 pessoas, mas a expectativa dos organizadores é de que esse número chegue a, pelo menos, 200. “Nosso objetivo é que o grupo esteja aberto a qualquer pessoa, inclusive para quem não é aluno da USP”, diz o aluno do IF Danilo Lessa, 24 anos, um dos fundadores do hackerspace. Suaide apoia a autonomia: “O local favorece uma possível ponte entre a universidade e pessoas com ideias criativas e não ortodoxas. No IF há várias disciplinas e laboratórios de pesquisa que podem se beneficiar de ideias nascidas no hackerspace”. (...)"

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

30/06/2018