Harvard lança o OAQ (Online Author Questionnaire)

Boletim Acontece SIBI-USP

Biblioteca da Universidade de Harvard lança o OAQ (Online Author Questionnaire)

Link: http://www.sibi.usp.br/?p=18369

Resultado de imagem para oaq harvard

Biblioteca da Universidade de Harvard lança o OAQ (Online Author Questionnaire), um aplicativo web hospedado na biblioteca que automatiza os processos dos editores para coletar dados do autor e permite que eles compartilhem um subconjunto desses dados com as próprias bibliotecas para suportar a criação oportuna de descoberta de metadados. O OAQ fornece:

– Segurança e conveniência de formulários web para autores
– Formulário de design e gerenciamento para editores
– Saída de dados personalizada para editores
– Dados estruturados para bibliotecas

O envio de formulário de dados de autor é uma prática comum para editores na submissão de artigos para publicação. As informações coletadas com o questionário/formulário de autor de um editor incluem muitos dos mesmos dados básicos que as bibliotecas atualmente utilizam ao criar registros de nomes, como o nome sob o qual um autor publica e variações de nome. Além disso, também inclui informações importantes relacionadas às afiliações de um autor, formação educacional, associações geográficas, trabalhos anteriores e outras informações biográficas. Enquanto um questionário do autor suporta as necessidades internas das empresas de editores, também é um tesouro de dados valiosos de grande interesse para bibliotecas ao estabelecer identidades de autores, desambiguação entre autores e na vinculação a registros de identidade externos.

O OAQ (Online Author Questionnaire) gerencia essas interações do formulário do autor entre editor e autor, agilizando os fluxos de trabalho dos editores. Além disso, permite às bibliotecas extrair os dados ricos gerados por essas interações para criar registros de nomes e gerenciar dados de identidade no início do ciclo de publicação. Isso terá efeitos positivos sobre a busca e descoberta, e reduzirá a duplicação de esforços para os catalogadores. O aplicativo da web OAQ usará API sempre que possível para buscar interoperabilidade entre registros de identidade, vocabulários controlados e bancos de dados da biblioteca (por exemplo, ORCID, ISNI, GeoNet Names, VIAF) como forma de criar vínculos com metadados existentes e facilitar a desambiguação do nome do autor no início do processo de publicação.

Informações adicionais sobre o Formulário podem ser obtidas em: https://oaq-docs.github.io/publisher-workflow/articles/account_management.html

FONTE DA NOTÍCIA:

Elisabeth Adriana Dudziak