'Hawking atraiu muitos jovens para a Física'

Da Assessoria de Comunicação do Instituto de Física da USP:

'Hawking atraiu muitos jovens para a Física', diz engenheiro físico brasileiro

Stephen Hawking morreu aos 76 anos na quarta-feira (14), em sua casa na lnglaterra. Doutora em Física comentou que falecimento de britânico traz de volta discussão sobre relevância da Ciência para a sociedade.

Por Lara Gilly, G1 Sul do Rio e Costa Verde

17/03/2018 16h20  Atualizado 18/03/2018 10h21

Hawking atraiu muitos jovens para a Física”. É o que diz o engenheiro físico Antônio Manesco, que apesar de não trabalhar na área de Cosmologia, onde atuava diretamente o físico Stephen Hawking, reconhece a grande importância e colaboração do pesquisador britânico morto aos 76 anos na quarta-feira (14), em sua casa na lnglaterra.

“Ele teve contribuições muito essenciais no campo de Cosmologia/Relatividade Geral. Acho que todo ‘evento’ como a morte dele toca pessoas que estejam de certa forma próximas. Seja próximo por pesquisa, ou por simplesmente admirar ele como pessoa e até mesmo pensar em começar uma carreira seguindo os passos dele”, comentou Antônio, que é formado pela USP e, atualmente, doutorando na área de Física da Matéria Condensada.

Já para a professora de Física, Bertha Cuadros-Melgar, que atua na mesma área do britânico, Hawking foi o último dos grandes da época de ouro da Relatividade Geral. "A morte dele com certeza foi uma grande perda para a Ciência no mundo todo. Para os grupos que fazemos relatividade no Brasil, certamente é triste não contar mais com as grandes ideias dele", afirmou a docente peruana, que é mestre e doutora pelo Instituto de Física da USP.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

18/04/2018