Homenagens ao Professor Ismail Xavier da ECA-USP

Ismail Xavier recebe título de professor emérito da ECA-USP

A Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) realiza no dia 17 de novembro, às 17h, a cerimônia de concessão do título de professor emérito a Ismail Norberto Xavier, professor sênior do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais. Na mesma data, a partir das 9h30, acontece o Colóquio O Cinema Pensado: Homenagem a Ismail Xavier, encontro na ECA que reunirá professores e ex-orientandos para refletir sobre a importância da obra do professor para a pesquisa em cinema no Brasil.

Ismail Xavier é um dos mais importantes teóricos no campo dos estudos cinematográficos. Graduado em cinema pela ECA, foi orientado, na pós-graduação, pelos professores Paulo Emílio Salles Gomes, em dissertação de mestrado sobre as iniciativas de vanguarda no cinema brasileiro, e Antonio Candido de Mello e Souza, em tese de doutorado sobre a obra de Glauber Rocha. Também fez doutorado em Cinema Studies, na New York University, onde realizou ainda o seu pós-doutoramento.

Publicou inúmeros artigos dedicados à análise fílmica, tomando-a como ponto de partida para entender a sociedade e a história. Publicou também diversos livros dedicados à pesquisa em cinema, entre eles: O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência, em sua sexta edição, e O cinema brasileiro moderno, dedicados a compor um quadro mais geral do pensamento cinematográfico e sua história; sua bibliografia inclui também Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal e Sertão mar: Glauber Rocha e a estética da fome, obras consideradas fundamentais para entender a cultura brasileira dos anos 1960.

Ingressou como professor na ECA em 1990, atuando no ensino de graduação, no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão; hoje se dedica exclusivamente à pós-graduação, junto ao Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais, sendo responsável pela formação de várias gerações de pesquisadores e estudiosos de cinema. Foi professor visitante em universidades dos Estados Unidos, França, Inglaterra e Argentina, além de ter publicado inúmeros artigos em diferentes idiomas. Em 2013, foi homenageado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pela preservação do cinema nacional.

programação do colóquio terá a participação dos professores Carlos Augusto Calil (ECA), ex-Secretário Municipal de Cultura e ex-diretor da Cinemateca Brasileira, José Miguel Wisnik (FFLCH), músico e compositor, Sonia Salzstein (ECA), professora de História da Arte e Teoria da Arte do Departamento de Artes Plásticas, e Sérgio de Carvalho (ECA), professor de crítica e dramaturgia e diretor do grupo teatral Companhia do Latão, que irão falar sobre a contribuição da pesquisa de Ismail Xavier em diferentes campos do conhecimento. Na sequência, ex-orientandos do professor, entre eles os professores da ECA Eduardo Morettin e Rubens Machado Júnior, falam sobre o papel desempenhado por Ismail Xavier na formação de pesquisadores na área de cinema.

Serviço:

Homenagem ao professor Ismail Xavier – Colóquio e Cerimônia de Concessão do Título de Professor Emérito da Escola de Comunicações e Artes da USP

Quando: 17 de novembro

Colóquio O Cinema Pensado: Homenagem a Ismail Xavier

Local: Auditório Paulo Emílio, 2º andar – Prédio Central da ECA-USP

Cerimônia de concessão do título de professor emérito da ECA-USP a Ismail Norberto Xavier

Local: Sala da Congregação, 1º andar – Prédio Central da ECA-USP

Endereço: Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Butantã, São Paulo, SP

Informações para a imprensa com Verônica Cristo pelo telefone (11) 3091-8665 ou pelo e-mail veronica.cristo@usp.br

17/11/2017