ICMC-USP promove palestra sobre Física Biológica

ICMC promove palestra sobre física biológica com José Nelson Onuchic

Professor José Nelson Onuchic conduzirá encontro no próximo sábado, 13 de abril

Referência da imagem: divulgação ICMC-USP

No próximo sábado, 13 de abril, o Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realizará a conferência Física biológica, com o professor José Nelson Onuchic, da Rice University, nos Estados Unidos. Promovida pelo Programa de Iniciação Científica dos professores Hildebrando Rodrigues e Márcio Gameiro, a palestra será no auditório Luiz Antonio Favaro (sala 4-111), às 8h30, é gratuita, aberta a todos os interessados e não demanda inscrições prévias.

Codiretor do Centro para Física Biológica Teórica, um dos dez centros de excelência em física criados pela Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos, o acadêmico é ex-aluno do Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Onuchic é uma referência na área de física biológica, um campo que desenvolve e utiliza métodos modernos de física teórica para tentar solucionar fenômenos biológicos complexos, tais como o dobramento de proteínas.

O professor é um dos quatro filhos do casal Nelson Onuchic e Lourdes de la Rosa Onuchic, ambos foram pesquisadores de destaque no ICMC e contribuíram significativamente para o desenvolvimento da matemática no Brasil.

No dia anterior à conferência, na sexta-feira, dia 12, José Nelson Onuchic receberá a Medalha de Honra e o Diploma de Professor Honorário do IFSC, onde ministrará a aula magna Exploring the Energy Landscape for Protein Folding and Function: Integrating Structural Models and Sequence Coevolution Information.

Conferência Física biológica
Local: auditório Luiz Antonio Favaro, sala 4-111, bloco 4 do ICMC
Endereço: avenida Trabalhador são-carlense, 400, área I do campus da USP, no centro de São Carlos
Dia e horário: sábado, 13 de abril, a partir das 8h30