Acesso Rápido: Docentes | Alunos | Funcionários | Visitantes

IFSC-USP busca voluntários para pesquisa sobre úlceras venosas

Equipe do IFSC/USP inicia tratamento gratuito de úlceras venosas

Crédito da imagem: Assessoria de Comunicação do IFSC-USP

Projeto de pesquisa utiliza aplicação de biocelulose

A equipe do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo, inicia um projeto que oferece avaliação clínica e tratamento gratuitos para atender pacientes que tenham úlceras venosas em membros inferiores. Grande parte da população idosa apresenta essas feridas, que são de difícil tratamento, podendo ficar abertas durante anos. Esse tratamento consiste em aplicar películas e/ou géis contendo biocelulose.

A biocelulose é uma celulose diferente da celulose encontrada nas plantas, pois é produzida por algumas bactérias que são boas para saúde.

A biocelulose contribui para aceleração do processo da cicatrização, ou seja, irá auxiliar o fechamento das feridas reduzindo assim o tempo de tratamento.

Este projeto, coordenado pelo docente e pesquisador Prof. Vanderlei Bagnato e conduzido pelo pesquisador Dr. Antonio Eduardo de Aquino Junior é direcionado aos pacientes (homens e mulheres) com faixa etária de 45 a 80 anos que apresentam diagnóstico de úlcera venosa.

O tratamento consiste na aplicação tópica de formulações de biocelulose sendo esse projeto coordenado pelo professor Vanderlei Bagnato.

Sobre o Projeto

Pacientes serão submetidos a uma avaliação se estiverem dentro dos critérios da pesquisa e posteriormente as sessões serão agendadas. 

Critérios para participar dessa pesquisa:

  • Homens e Mulheres de 45 a 80 anos;
  • Diagnóstico de úlcera venosa;
  • Úlcera localizada em membros inferiores;
  • Úlcera com tempo superior a 6 semanas. 

Se você tem úlceras venosas e se encaixa nesse perfil entre em contato na Unidade de Terapia  Fotodinâmica da Santa Casa de São Carlos através do telefone (16) 35091351 de segunda a sexta-feira, das 8 ás 17 horas.

FONTE DA NOTÍCIA: Rui Sintra - Assessoria de Comunicação.

 

Término: 
31/07/2019

Desenvolvido por IFUSP