II National Workshop on UI GreenMetric for Universities

O II National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil – 2018, organizado pela Universidade de São Paulo, será realizado entre os dias 07 e 08 de junho, na cidade de São Paulo. Trata-se de uma oportunidade para comunicação e apresentação de trabalhos e compartilhamento das melhores práticas na criação de condições sustentáveis nos campi universitários, além de um incentivo à colaboração e aprendizado entre as Universidades.

O UI GreenMetric World University Ranking foi criado pela Universidade da Indonesia (UI) em 2010 para medir os esforços das universidades em tornar seus campi mais sustentáveis. A intenção é criar uma pesquisa on-line de políticas e programas de sustentabilidade de universidades em todo o mundo. No primeiro ano, 95 universidades de 35 países participaram do ranking. Este número aumentou para 516 em 2016 e para 619 em 2017. Neste ano houve um crescimento na América Latina, tendo participado 64 universidades da América do Sul.

No primeiro dia (07/06), no Jardim Botânico de São Paulo, está prevista uma oficina com representantes indicados de Instituições Universitárias para trocas de experiências e discussões de resultados e dificuldades, tendo por objetivo o fortalecimento e a formação de uma rede nacional de trabalho com o modelo GreenMetric. No segundo dia (08/06), no auditório do IEE/USP (Instituto de Energia e Meio Ambiente), o evento envolverá palestras de convidados internacionais e apresentação de trabalhos (comunicações orais e pôsteres) com foco nos projetos de sustentabilidade das Universidades.

Para inscrições como representante institucional indicado (participações nos dias 07 e 08/06), deve-se preencher o seguinte formulário: https://goo.gl/forms/hXgJ2ht64yNg0Lp63.

Tendo em vista que no dia 08/06 estão previstas palestras e apresentações de trabalhos (comunicações orais e pôsteres) referentes aos projetos de sustentabilidade desenvolvidos nas Universidades, o convite para participar está aberto a toda a comunidade. Assim, para inscrições como estudante, docente ou outro profissional, deve-se preencher o formulário:  https://goo.gl/forms/39n6dpQQpSWzbKP43.

As submissões de resumos de trabalhos vão até 03/06/2018. Os trabalhos apresentados serão reunidos e editados em uma publicação da SGA/USP.

Mais informações podem ser encontradas em: sites.google.com/usp.br/greenmetric2018

FONTE DA NOTÍCIA:

Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo - SGA/USP