"A influência dos algoritmos na sociedade contemporânea"

Sociólogo Nick Couldry participa de conferência sobre a influência dos algoritmos na sociedade contemporânea

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA está organizando a conferência Colonialismo de dados e o esvaziamento da vida social, que será realizada no dia 20 de maio, às 14h, na ECA e terá a participação do sociólogo de mídia e cultura, Nick Couldry. O encontro acontece no Auditório Paulo Emílio, no Prédio Central da ECA.

Nick Couldry trata das implicações que as lógicas dos algoritmos das páginas das empresas que atuam na internet impõem à sociedade. Para o pesquisador, a coleta de todos os dados – textos, sons, imagens – compõem a mercadoria fundamental por meio da qual o capitalismo lucra e intervém cada vez mais nas práticas sociais e culturais dos cidadãos.

A conferência será baseada no próximo livro de Couldry, a ser lançado em agosto deste ano e que trata dos custos da conectividade: The Costs of Connection: How Data Colonizes Human Life and Appropriates it for capitalism (Custos da conectividade: como dados colonizam a vida humana e o capitalismo se apropria disso, em tradução livre), escrito em parceria com o autor Ulises Mejia e com edição da Stanford University Press.

Autor de catorze livros, incluindo The Mediated Construction of Reality (com Andreas Hepp); Media, Society, World: Social Theory and Digital Media Practice e Why Voice Matters, Nick também é professor de Comunicações, Mídia e Teoria Social na London School of Economics and Political Science. Entre 2018 e 2019 foi professor associado no Centro Berkman Klein de Harvard para Internet e Sociedade e também professor visitante no MIT.

Também será abordado o papel dos dados na sociedade, que devem ser entendidos como não somente um desenvolvimento do capitalismo, mas também como o começo de uma nova fase na história humana que rivaliza em sua importância com o surgimento do colonialismo histórico. Para os autores, há o surgimento de um colonialismo de dados, baseado na apropriação da vida humana, que abrirá caminho para um novo capitalismo que ainda não possui uma denominação específica.

Por fim, o evento também discutirá como uma nova ordem social está sendo criada como o principal meio para estabilizar e fazer cumprir esses modos de desenvolvimento. Este novo meio cria novas dependências de plataformas por meio das quais os dados são extraídos, e também produz novas formas de discriminação social, baseadas na reinvenção do conhecimento social. O resultado é um esvaziamento do mundo social, que para o capitalismo corporativo assume uma forma paradoxal de um novo domínio pré-disposto à uma exploração sem fim e manipulação da sociedade.

Serviço:
Colonialismo de dados e o esvaziamento da vida social - Conferência com Nick Couldry

Data: 20 de maio
Local: Auditório Paulo Emílio, 2º andar - Prédio Central (Prédio 1)
Escola de Comunicações e Artes da USP (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 445, Butantã, São Paulo - SP)

FONTE DA NOTÍCIA:
Verônica Cristo
comunicaeca@usp.br

Sobre a Escola de Comunicações e Artes da USP:
A Escola de Comunicações e Artes é uma instituição pública de ensino superior reconhecida pela excelência de sua produção acadêmica e artística e pela qualidade de seus cursos de graduação e pós-graduação. Pioneira na construção do pensamento comunicacional e artístico do Brasil, a ECA-USP tornou-se, nas últimas cinco décadas, uma escola de referência para todo o país e para a América Latina. Conta hoje com uma estrutura formada por oito departamentos, nas áreas de Artes Cênicas, Artes Plásticas, Cinema, Rádio e Televisão, Comunicações e Artes, Informação e Cultura, Jornalismo e Editoração, Música e Relações Públicas, Propaganda e Turismo, além de seis programas de pós-graduação stricto sensu, 11 cursos de especialização, inúmeros centros e núcleos de pesquisa e, ainda, a Escola de Arte Dramática (EAD), dedicada a formação de atores.
20/05/2019