Ingrid David Barcelos venceu o prêmio José Leite Lopes

A pesquisadora Ingrid David Barcelos, que em 2015 defendeu tese no Programa de Pós-graduação em Física da UFMG, venceu o Prêmio Professor José Leite Lopes de Melhor Tese de Doutoramento, entregue pela Sociedade Brasileira de Física (SBF).

O trabalho, "Estudo de propriedades estruturais e óticas de heteroestruturas formadas por materiais bidimensionais", foi orientado pelo professor do Departamento de Física Ângelo Malachias de Souza e coorientado pelos professores Rodrigo Gribel Lacerda e Christoph Deneke. Ingrid é a segunda mulher a conquistar o prêmio.

Com a mesma tese, Ingrid, que atualmente é pesquisadora do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas, obteve menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2016, na categoria Astronomia e Física.

No estudo, ela investigou o que ocorre com as propriedades básicas dos materiais quando eles são misturados. A mescla de dois materiais resulta em um terceiro com novas propriedades, e isso pode ter importantes aplicações econômicas, como na indústria de eletrônicos.

Instituído pela Sociedade Brasileira de Física, o prêmio reconhece, desde 1997, doutores que tenham contribuído para o avanço do conhecimento da natureza e suas propriedades. A iniciativa tem o propósito de estimular e valorizar o trabalho de pesquisa e ensino na área de física.

Mulher na ciência

Ingrid David Barcelos concluiu os cursos de graduação, mestrado e doutorado em Física pela UFMG. A pesquisadora atua na área experimental de Física da Matéria Condensada, com ênfase em óptica, óptica de campo próximo, efeitos de polaritons em heteroestruturas bidimensionais, metamateriais e nanoespectroscopia de infravermelho.

“A ampliação da representação feminina na ciência é muito importante para quebrar o paradigma de que a física não é lugar de mulher”, declarou Ingrid à Rádio UFMG Educativa.

Ouça a entrevista na íntegra: http://bit.ly/2mERfhL

Fonte da notícia: Agência de Notícias UFMG