INPE sediará o 38º CBrAVIC

INPE irá sediar o 38º Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e Ciência
Segunda-feira, 08 de Maio de 2017

Estão abertas as inscrições para o envio de resumos para o 38º Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e Ciência (CBrAVIC), que será realizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre os dias 21 e 24 de agosto deste ano. O prazo para a submissão de resumos se encerra no dia 21 de maio. Os trabalhos apresentados no Congresso também poderão ser submetidos à publicação na Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo (mais informações no site do CBrAVIC).

Em paralelo ao evento, será realizado o 3º Workshop de Tratamento e Modificações de Superfície. Interessados também poderão se inscrever em quatro minicursos, cada um com 30 vagas: Plasma Assisted Surface Modification; Filmes Finos: Deposição, Caracterização e Aplicações; Ciência e Tecnologia do Vácuo; e Aprendizagem Ativa: Uma Abordagem que Faz Pensar. Este último especifico para alunos e professores dos ensinos fundamental, médio e técnico.

Entre os temas abordados pelo Congresso estão: Aplicações de Vácuo na Indústria; Biomateriais; Ciência Atômica e Molecular; Ciência e Tecnologia dos Materiais;  Ciência e Tecnologia de Plasmas; Ciência e Tecnologia de Sensores e Dispositivos; Ciência e Tecnologia de Vácuo; Ciência e Tecnologia Aeroespacial; Energia: Fontes renováveis e tecnologia; Instrumentação e Metrologia; Nanociência, Nanotecnologia e Nanomateriais; Superfícies, Interfaces e Filmes Finos; Tratamento e Modificações de Superfícies; e Semicondutores.

Palestrantes brasileiros e estrangeiros com presenças confirmadas no evento são: Ian G. Brown, do Lawrence Berkeley National Laboratory, Estados Unidos, Odylio Denys de Aguiar e José Sérgio de Almeida, ambos do INPE, Ronny Brandenburg, do Leibniz Institute for Plasma Science and Technology (INP), da Alemanha, Maria Cecília Barbosa da Silveira Salvadori, da USP, Luc Pichon, do Institut Pprime, Université de Poitiers, da França, José Alexandre Diniz, da UNICAMP; Michael Stueber, do Karlsruhe Institute of Technology - Institute for Applied Materials, da Alemanha; e Alexandre Tallaire, do Laboratoire des Sciences des Procédés et des Matériaux (LSPM), do CNRS Université Paris 13, da França.

Mais informações sobre o evento: http://www.inpe.br/cbravic2017/index.php

Fonte da notícia: MCTIC