Jornada de Treinamentos - Plataforma Turnitin

Prezados colegas,

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de pesquisa, a Universidade de São Paulo disponibilizou aos docentes dois serviços de identificação de similaridade de textos e ensino à distância como formas de apoio à prevenção e identificação de plágio. Os serviços são oferecidos pelo Sistema Integrado de Bibliotecas em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (OriginalCheck) e Pró-Reitoria de Graduação (FeedBack Studio). 

Com OriginalityCheck é possível analisar o índice de similaridade de um determinado texto em comparação com um grande banco de dados internacional, cabendo, ao docente, interpretar eventuais excessos de similaridades. O uso da ferramenta “OriginalityCheck” está disponível a todos orientadores credenciados nos programas de pós-graduação da USP.

FeedBack Studio possui as mesmas funcionalidades do OriginalityCheck e  um conjunto adicional de ferramentas que possibilita que docentes não apenas verifiquem similaridades em um texto, como também incluam uma série de marcas de revisão e acompanhem os trabalhos dos alunos em um ambiente interativo de aprendizagem.  Esse conjunto adicional de funcionalidades pode eventualmente ser utilizado como um instrumento pedagógico na graduação, especialmente para docentes orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso, de disciplinas de produção de textos, metodologia científica, entre outras.

O SIBiUSP promoverá uma série de treinamentos presenciais, com transmissão pelo IPTV, para uso de cada plataforma. Cada treinamento será organizado em parceria com bibliotecas do sistema e com possibilidade de participação de docentes, bibliotecários e demais interessados das demais unidades.

As inscrições para os treinamentos poderão ser feitas a partir da plataforma Doity e  programação completa pode ser acessada em 
http://www.sibi.usp.br/noticias/jornada-treinamentos-plataforma-turnitin-usp
 

A Pró-reitoria de Pós-Graduação e a equipe do Jornal da USP têm colaborado com a divulgação dos sistemas e também dos treinamentos. Mas há muita dificuldade em atingir todos os professores.
 
Atenciosamente,

Maria de Fátima Alves de Sousa
CRB 8/3732
Chefia Técnica
Serviço de Biblioteca e Informação – Universidade de São Paulo
Instituto de Física
Rua do Matão, Travessa R, 187
Cidade Universitária, São Paulo – Brasil – CEP 05508-970
Fone: (11) 3091-6998  Fax: (11) 3091-6703

bib@if.usp.br
http://www-sbi.if.usp.br/

Término: 
24/04/2017