Jornal da USP destaca artigo publicado por ex-aluno do IFUSP

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Editoria - Ciências Exatas e da Terra - 05/02/2018

Descoberta sobre ondas é passo rumo a reator nuclear limpo e eficiente

Destaque em revista internacional, predições de brasileiro foram testadas na maior máquina dedicada a estudos sobre fusão magnética dos EUA

Por Vinicius Crevilari - Editorias: Ciências Exatas e da Terra

Uma parceria entre a USP e a Universidade de Princeton (PU) vem contribuindo para as pesquisas relacionadas com o desenvolvimento de protótipos de reatores que um dia poderão produzir energia praticamente inesgotável, a partir da fusão nuclear. Entre as possibilidades, está a construção de usinas que forneçam energia suficientemente limpa, a ponto de diminuir a emissão de gases tóxicos ao meio ambiente e evitar o acúmulo de dejetos radioativos.

Neste sentido, a tese de doutorado de Vinícius Njaim Duarte trouxe entendimento inédito sobre o comportamento de ondas que afetam a continuidade de reações de fusão, prejudicando a eficácia na produção de energia. O estudo teve supervisão dos pesquisadores Ricardo Galvão e Nikolai Gorelenkov — dos Laboratórios de Física de Plasmas do IF e da PU, respectivamente. Um artigo de autoria de Duarte, junto a outros colaboradores, condensou as descobertas e foi publicado com destaque na revista Physics of Plasmas.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

13/02/2018