Jornal da USP destaca as competições do InterHack

MATÉRIA PRODUZIDA PELO JORNAL DA USP

Você sabe o que é um hackathon?

Ele incentiva a desenvolver habilidades e criar soluções tecnológicas nos mais diferentes setores da sociedade

Por  - Editorias: Universidade - URL Curta: jornal.usp.br/?p=250895

Por horas seguidas, pessoas que amam tecnologia e design, e criativos de várias áreas se reúnem para solucionar um problema e apresentá-lo a um time de jurados. Assim é um hackathon, como são conhecidas as maratonas de programação que começaram nos Estados Unidos e se popularizaram por todo o mundo. Os participantes trabalham em equipe e desenvolvem inovações que podem resultar em um novo serviço ou uma startup (empresa em fase inicial), por exemplo.

Grandes empresas como Facebook e Google organizam estas competições como forma de impulsionar novas ideias, mas não é só o ambiente empresarial que se beneficia dos hackathons: nas universidades, como a USP, os eventos atraem alunos que, além de melhorar suas habilidades técnicas e interpessoais, também ajudam a pensar em soluções de interesse de toda a sociedade.

Em agosto, estudantes de diversos cursos da USP estarão no InterHack, que ocorrerá, simultaneamente, em São Paulo – no campus do Butantã e na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) – e em São Carlos. A primeira etapa traz como desafio melhorar a gestão universitária por meio da tecnologia.

Segundo João Francisco, estudante do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, em São Paulo, e presidente do USPCodeLab – grupo de extensão que organiza o InterHack – os hackathons geram grande engajamento e muitos dos que participam estão apenas começando a conhecer o mundo da programação.

InterHack é apenas um dos eventos que a chamada Liga Uspiana de Hackathons (LUH) está preparando. No segundo semestre, serão realizadas várias outras maratonas, inclusive abertas ao público externo. Segundo Renato Cordeiro, co-fundador do USPCodeLab e pós-graduando em Ciência da Computação pelo IME, as iniciativas trazem tópicos interessantes do mundo da tecnologia para serem discutidos na sociedade.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

20/06/2019