Jornal da USP destaca o 1º Encontro de História da Física

MATÉRIA PRODUZIDA PELO JORNAL DA USP

História da física ajuda a valorizar produção de cientistas excluídos

Encontro sobre temática irá ocorrer pela primeira vez na USP, em setembro, reunindo pesquisadores de história da ciência

Por  - Editorias: Universidade - URL Curta: jornal.usp.br/?p=239700

Estudar as histórias relacionadas a grandes acontecimentos científicos pode revelar problemas que foram e ainda são resultado de preconceito social. A análise é de Ivã Gurgel, do Instituto de Física (IF) da USP, em São Paulo. O professor trabalha com a história da ciência, principalmente relacionada à física, e está organizando um evento sobre o tema em setembro: o Encontro da História da Física.

Em suas aulas nos cursos de bacharelado e licenciatura em Física, ele busca a reflexão de seus alunos, revelando que não é só na prática que a física se realiza. O professor levanta a discussão de como pesquisadores podem se basear em fatos históricos e reverter apagamentos ocorridos nas páginas dos livros de nomes célebres da ciência.

Um exemplo da exclusão é Lise Meitner, um dos principais nomes da ciência no início do século 20. A física austríaca é a responsável por explicar o processo de fissão nuclear (átomos são quebrados em partes menores), que possibilita a construção de plantas nucleares e bombas atômicas. A descoberta de Lise foi feita a partir de uma ligação entre a equação do físico Albert Einstein (E= mc²) e as reações nucleares.

“As pessoas estavam tentando gerar elementos químicos mais pesados e depois, viu-se que os núcleos partiam em dois. Ela mostrou que as reações nucleares eram regidas sobre aquela equação. Foi algo desafiador porque, quando Einstein fez a equação, ele fez aquilo dentro da Teoria da Relatividade que está falando sobre espaço e tempo”, explica o professor.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

10/05/2019