Jornal da USP destaca o Prêmio Jovem Cientista

MATÉRIA DO JORNAL DA USP
 
Editoria - Universidade - 05/07/2018
 
Prêmio Jovem Cientista valoriza pesquisa de alunos da USP
 
Prêmio do CNPq busca revelar novos talentos na ciência; inscrições podem ser feitas até 31 de julho
 
Por Mariangela Castro - Editorias: Universidade
 
Débora Duarte Macéa passava a maior parte de seus dias na comunidade Vila Dalva, em São Paulo, dez anos atrás. Ela cursava Fisioterapia na USP e atuava em um projeto no qual os jovens da região recebiam capacitação de universitários para difundir em suas comunidades informações sobre prevenção e cuidados com a saúde. A ação, chamada de Jovem Doutor, era coordenada pela Liga de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
 
Em uma dessas idas à comunidade, Débora recebeu um telefonema que iria mudar sua vida acadêmica: havia ganhado o Prêmio Jovem Cientista 2008, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq). “Eu estava no ônibus quando recebi a ligação, comecei a chorar, não acreditava que ia conseguir.”
 
O projeto vencedor funcionava no âmbito da teleducação interativa. Os alunos iam à comunidade, identificavam os problemas e tentavam resolvê-los, e os moradores da região participavam das decisões de forma ativa.
 
“Esses módulos funcionavam como disciplinas para ensinarmos às crianças, utilizando recursos da telemedicina. Elas eram as responsáveis por difundir o conhecimento. No final, a mudança acontecia de baixo para cima.”
 
A matéria completa pode ser lida no link abaixo:
 
Término: 
31/07/2018