Jornal da USP destaca pesquisa do IFUSP

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Físicos alertam para falsa impressão de normalidade em ecossistemas

Novas descobertas sobre sistemas dinâmicos como o clima e as populações podem evitar surpresas desagradáveis a pesquisadores

Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto de Física da USP

Dois pesquisadores do Instituto de Física (IF) da USP, juntamente com outros dois colegas (Murilo Baptista, da University of Aberdeen, no Reino Unido, e Ulrike Feudel, da Carl Von Ossietzky University Oldenburg, na Alemanha), publicaram no início de fevereiro artigo na revista Scientific Reports da Nature que traz relevante descoberta sobre o limite crítico em sistemas dinâmicos. Tanto o professor titular Iberê Luiz Caldas quanto o pós-doutorando Everton Medeiros fazem parte do Grupo de Pesquisa sobre Controle de Oscilações, vinculado ao IF e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O tema de estudo dos pesquisadores são os sistemas dinâmicos complexos, como, por exemplo, a circulação oceânica e atmosférica e os diversos ecossistemas do planeta. Esses sistemas podem sofrer perturbações, mas, em geral, são resilientes e conseguem manter a sua dinâmica usual. Em determinados momentos, porém, se houver uma perturbação sistemática, o sistema pode atingir o limite crítico, os chamados tipping points (pontos de virada, em tradução livre), e “ter sua dinâmica geral totalmente alterada”, explicam os pesquisadores.

Leia a matéria completa no link abaixo:

30/04/2017