Journal Citation Reports ganha nova plataforma

Qua, 27 de Junho de 2018

O JCR indica quais são as principais e mais relevantes publicações do mundo (Imagem: Google Fotos)A editora Clarivate Analytics atualizou recentemente a base de dados Journal Citation Reports (JCR). Disponível no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a plataforma conta com dados de 80 países, mais de 11 mil revistas científicas e 234 disciplinas, indicando quais são as principais e mais relevantes publicações do mundo. O upgrade do conteúdo incorpora novas análises que oferecem informações mais ricas e detalhadas para melhorar o entendimento dos usuários sobre o desempenho dos títulos.

O JCR é um banco de dados originado da coleção principal da Web of Science, que utiliza a plataforma InCites e permite consulta e avaliação de periódicos a partir de dados de citação dos títulos indexados na Web of Science. Por meio do JCR é possível consultar diversos índices, como o fator de impacto da publicação (Journal Impact Factor - JIF), o Eigenfactor, o número total de citações da publicação com e sem autocitações, o índice de imediatismo que mede o quão rápido um artigo é citado em cada publicação, dentre outros.

A coleção principal da Web of Science, por sua vez, é composta por índices de citações que cobrem as áreas de Ciências (SCI), Ciências Sociais (SSCI) e Artes e Humanidades (A&HCI), além de dois índices de anais de conferências (CPCI-S e CPCI-SSH) e do índice para fontes de informação emergentes (ESCI).

Por meio das percepções adicionais acrescentadas ao recurso, pesquisadores da ferramenta poderão explorar de forma mais ampla os principais motivadores que os periódicos valorizam para seus diversos públicos. Segundo a Clarivate Analytics, a atualização beneficia o acesso a dados e métricas de citações, permitindo ao usuário a otimização do uso das informações.

Nova tela inicial do JCR (Imagem: Clarivate Analytics)

O JIF e outros indicadores foram melhorados significativamente, com percepções referentes a artigos e outros benefícios, como: páginas de perfis dos periódicos redesenhadas (para ampliar o entendimento dos fatores que tornam uma revista científica influente); transparência em nível de documento para o JIF e novos indicadores; expansão da rede de citação (que agora incluem a contribuição do Book Citation Index); e novas informações contextuais (com adição de dados geográficos de autores e lista das principais contribuições de instituições).

A mudança tem ainda outros destaques: 276 periódicos receberam seu primeiro JIF e 20 periódicos foram suprimidos para assegurar a integridade dos relatórios. "Indicadores impactantes, quando usados com responsabilidade, são componentes-chave para o processo de avaliação de um periódico. A Clarivate combina dados em âmbito mundial e análises altamente avançadas com um objetivo completo e abordagem neutra, o que permite a evolução contínua do JCR", indica Annette Thomas, CEO do departamento de pesquisas acadêmico-científicas da editora.

Os usuários do Portal de Periódicos podem visualizar as mudanças do JCR e usufruir dos recursos oferecidos pelo conteúdo por meio da opção buscar base

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição.

FONTE: "Portal de Periódicos da CAPES"

Atenciosamente,

Elisabeth Adriana Dudziak