JUSP destaca artigo publicado na Physical Review Materials

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Editoria - Ciências Exatas e da Terra - 28/11/2017

Pesquisa desfaz erro sobre supercondutividade de composto de nióbio

Estudo feito na USP abre caminho para a utilização tecnológica de outros materiais supercondutores

Por Redação - Editorias: Ciências Exatas e da Terra

Por mais de 65 anos, o monoboreto de nióbio (NbB) foi considerado um exemplo clássico de material supercondutor. Tal suposição, registrada nos manuais de física da matéria condensada e em artigos especializados, foi agora contestada em estudo feito por pesquisadores da USP e da San Diego State University.

Em artigo publicado na Physical Review Materials, os pesquisadores demonstraram que a supercondutividade previamente detectada não se devia ao NbB. As propriedades supercondutoras foram associadas a filamentos de nióbio (Nb) quase puro que margeiam os grãos do NbB nas amostras estudadas.

O estudo foi coordenado por Renato de Figueiredo Jardim, professor titular do Instituto de Física (IF) da USP e diretor da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, e conduzido no âmbito do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos 17 Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão financiados pela  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

06/12/2017