Acesso Rápido: Docentes | Alunos | Funcionários | Visitantes

JUSP destaca chip brasileiro produzido para o LHC

MATÉRIA DO JORNAL DA USP
 
Editoria - Tecnologia - 22/03/2018
 
Comitê internacional aprova chip brasileiro para o acelerador LHC
 
Totalmente concebido no Brasil, chip será usado em detectores de partículas do experimento Alice, do Large Hadron Collider
 
Por Redação - Editorias: Tecnologia
 
A produção final do chip Sampa, desenvolvido no Brasil especialmente para o experimento Alice (A Large Ion Collider Experiment, um dos quatro grandes experimentos do LHC – Large Hadron Collider), recebeu parecer positivo de um comitê internacional de revisores. O grupo é composto de especialistas em microeletrônica e a aprovação se deu numa reunião realizada por videoconferência, no último dia 20 de fevereiro. O LHC é o maior acelerador de partículas do mundo, situado na fronteira entre Suíça e França. O protótipo do chip Sampa foi validado após a apresentação de resultados de testes feitos com o chip em diferentes países: Brasil, Cern, Suécia, França, Rússia, EUA e Noruega.
 
Após essa reunião, chamada de Production Readiness Review (revisão de prontidão para produção), os revisores internacionais emitiram parecer favorável para a imediata produção do chip que irá equipar o experimento Alice, coroando um projeto de cinco anos liderado por pesquisadores da USP vinculados ao Instituto de Física (IF) e à Escola Politécnica (Poli), que contou também com a participação de pesquisadores da Unicamp, e cujos recursos foram financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). “O projeto é todo brasileiro, com a participação de um cientista norueguês em uma das partes. A propriedade intelectual do chip é nossa”, comemora o professor Marcelo Gameiro Munhoz, do IF, ressaltando que acompanhará o processo de produção na empresa TSMC, em Taiwan.
 
A matéria completa pode ser lida no link abaixo:
 
 
Término: 
02/04/2018

Desenvolvido por IFUSP