JUSP destaca nova linha de testes do Pelletron

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Cientistas verificam efeitos de raios cósmicos em peças de satélites

Experimento em acelerador de partículas simula efeito de íons pesados da radiação cósmica em componentes eletrônicos

Por  - Editorias: Tecnologia

No Instituto de Física (IF) da USP, pesquisadores desenvolveram uma nova canalização no acelerador de partículas Pelletron, instalado no IF, para testar os efeitos de íons pesados em dispositivos eletrônicos, como chips de memória e processadores. Uma parte dos testes servirá para verificar como os raios cósmicos no espaço, que contém íons pesados, afetam os componentes eletrônicos que mantêm em funcionamento os satélites artificiais que orbitam em torno da Terra. Os primeiros testes utilizando a nova canalização aconteceram em fevereiro deste ano.

Os cientistas do IF fazem parte do projeto Circuitos Integrados Tolerantes à Radiação (Citar), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), iniciado em 2012. O objetivo é desenvolver e qualificar componentes para os satélites lançados pelo Brasil, bem como os testes necessários para sua certificação. “No espaço, os raios cósmicos podem provocar danos que alteram as características de componentes eletrônicos dos satélites, tais como transístores, memórias, processadores e microcontroladores, e prejudicar seu funcionamento”, afirma o professor Nilberto Medina, integrante do projeto. “Como não é simples substituir um dispositivo num satélite em órbita, é preciso que seus componentes resistam à radiação e possam funcionar durante cinco a dez anos, sem interrupção.”

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

31/05/2017