JUSP destaca pesquisa de doutorando do IFUSP

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Material modificado emite luz com menor custo de produção

Mineral sintético pode ser utilizado em iluminação por LEDs e em dispositivos antifalsificação

Por  - Editorias: Tecnologia

Um mineral sintético modificado, a hackmanita com íons de titânio, pode ser uma alternativa de menor custo a materiais que emitem luz à base de terras raras. É o que demonstra pesquisa com participação do químico José Miranda de Carvalho Júnior, pós-doutorando do Instituto de Física (IF) da USP. O material, chamado de Li-hackmanita, tem potencial de aplicação em lâmpadas de LED para iluminação e em dispositivos antifalsificação. Para que pudesse emitir luz, foram adicionados íons de titânio, um material de fácil obtenção. Os experimentos conseguiram uma persistência de emissão de luz de nove horas, similar à dos materiais à base de terras raras.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

30/04/2017