Kabengele Munanga recebe Prêmio de Direitos Humanos

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Editoria - Institucional - 19/06/2018

Kabengele Munanga é o homenageado no 15º Prêmio USP de Direitos Humanos

O prêmio é concedido àqueles que tenham contribuído para a disseminação e divulgação dos direitos humanos no Brasil

Por Erika Yamamoto - Editorias: Institucional

O antropólogo e professor aposentado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Kabengele Munanga, é o homenageado na 15ª edição do Prêmio USP de Direitos Humanos.

Munanga nasceu em 1942, em uma aldeia de Bakwa Kalonji, na República Democrática do Congo, e graduou-se em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Oficial do Congo (1964-1969), onde iniciou sua carreira acadêmica como professor assistente. Em 1969, iniciou seus estudos de pós-graduação na Universidade Católica de Louvain (Bélgica) e foi pesquisador no Museu Real da África Central em Tervuren (Bruxelas). Porém, por motivos relacionados à ditadura militar instalada em seu país, o doutorado só foi concluído em 1977, pela Universidade de São Paulo, onde se tornou professor titular do Departamento de Antropologia.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

30/06/2018