Laboratório virtual de mecânica do IFUSP é único no mundo

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Laboratório virtual do Instituto de Física da USP é único no mundo

O site é aberto e pode ser usado por qualquer pessoa para o ensino de física

Por  - Editorias: Universidade

Com a função de dar contextualização visual aos estudos de fenômenos mecânicos, o Instituto de Física (IF) da USP dispõe do único Laboratório Virtual de Mecânica do mundo. Experiências são idealizadas, montadas, filmadas e dividas em quadros para que os alunos possam compreender e visualizar, da melhor maneira possível, a teoria sendo aplicada.

Apesar de ter sido criado com foco em aulas de graduação, alunos da licenciatura do IF começaram a usar o site também em escolas. A página na internet conta ainda com roteiros de relatório a serem preenchidos com análises sobre os experimentos. “Qualquer curioso que queira pegar os roteiros e realizar as experiências é bem-vindo, porque o site é aberto para todos”, diz a professora Nora Maidana, uma das organizadoras do laboratório.

A ideia de montar esse espaço virtual surgiu em 2004, inicialmente com o professor Vito Vanin, também do Instituto de Física e coordenador do projeto. Segundo ele, o laboratório não é ensino a distância, mas uma forma de “ir além do material didático e levar diferentes experiências para os alunos”.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

31/03/2018