Laboratórios virtuais são divulgadores da ciência

MATÉRIA DA RÁDIO E DO JORNAL DA USP

Laboratórios virtuais são divulgadores da ciência

Responsável pelo projeto no Instituto de Física fala da importância do investimento em universidades

Os laboratórios virtuais estão ganhando cada vez mais espaço nas grande universidades do mundo. A Universidade de Harvard criou recentemente uma plataforma gratuita sobre ciência, com o objetivo de dar oportunidade para jovens terem acesso à educação científica. Ela também terá a colaboração de professores e orientadores científicos, que darão feedback sobre os protótipos criados pelos estudantes. Na Universidade de São Paulo não é diferente. Desde 2004, o Instituto de Física oferece essa oportunidade através do laboratório Experimentos Virtuais de Mecânica. Para falar sobre o assunto, o Jornal da USP no ar conversou com a professora do Instituto de Física, Nora Maidana, responsável pelo projeto.

Nora explica que o laboratório começou em 2004, com auxílio da Pró-Reitoria de Graduação e da Fapesp. “A ideia desse laboratório foi prestar apoio às disciplinas teóricas e mecânicas, para dar aos alunos uma noção real, para contextualizar os assuntos que nós apresentamos na teoria.” O laboratório pode ser acessado via internet e apresenta diversas experiências que o aluno pode realizar, como, por exemplo, de translação e rotação, indicando apenas os dados do experimento.

“A ideia não é competir com os laboratórios tradicionais, é uma outra ferramenta de contextualização e auxílio para os professores que ministram disciplinas” lembra a professora. Além disso, a plataforma pode ser usada não somente por alunos da graduação ou professores, mas também por estudantes de ensino médio, simplesmente adaptando o material.

Para a produção do material que vai para a plataforma, são filmadas experiências reais. Esses vídeos são editados, as imagens destacadas e tratadas, e então é inserido um cronômetro para a marcação de tempo. Com isso, é possível determinar velocidades, acelerações e forças. Cada experiência possui um roteiro criado pelos professores para auxiliar o aluno.

Há acessos ao site em todas as regiões do Brasil, além de diversos países do mundo. Já passaram pelo projeto mais de 15 bolsistas de iniciação científica buscando o aperfeiçoamento da plataforma. Segundo Nora, o site não tem foco no ensino a distância, é um complemento de estudo e incentivo à divulgação da ciência.

Ouça o áudio da entrevista no link abaixo:

05/12/2018