Lista tríplice dos candidatos a reitor e vice-reitor da USP

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Editoria - Institucional - 30/10/2017

USP define lista tríplice de chapas de candidatos a reitor e vice-reitor

A votação foi realizada no dia 30 de outubro e contou com a participação de 94,6% do total de eleitores; a lista será encaminhada ao governador

Por Adriana Cruz - Editorias: Institucional, Sala de Imprensa, Notícias da eleição

As chapas formadas pelos professores Vahan Agopyan e Antonio Carlos Hernandes; Maria Arminda do Nascimento Arruda e Paulo Borba Casella; e Ildo Luis Sauer e Tércio Ambrizzi estão na lista tríplice que será encaminhada ao governador Geraldo Alckmin para escolha dos novos reitor e vice-reitor da USP. A eleição foi realizada ontem, dia 30 de outubro.

A chapa dos professores Vahan Agopyan e Antonio Carlos Hernandes foi a mais votada, com 1.092 votos, seguida pela chapa dos professores Maria Arminda do Nascimento Arruda e Paulo Borba Casella e Ildo Luis Sauer e Tércio Ambrizzi, com 840 e 594 votos, respectivamente.

Faziam parte do colégio eleitoral os membros do Conselho Universitário, dos Conselhos Centrais (Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária) e das Congregações das Unidades e dos Conselhos Deliberativos de Museus e Institutos Especializados, o que totalizou 2.060 eleitores, dos quais 1.949 (94,6%) registraram seus votos. Cada eleitor poderia votar em até três nomes. Os votos brancos totalizaram 3.035.

A novidade desta eleição é que a votação foi realizada de forma eletrônica, com a coordenação da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e da Secretaria Geral da Universidade.

A lista com as três chapas será encaminhada ao governador Geraldo Alckmin, que tem a prerrogativa da escolha dos novos reitor e vice-reitor.

O novo reitor será o 27º dirigente da história da Universidade. O primeiro reitor da USP, em 1934, foi Reynaldo Porchat, professor da Faculdade de Direito, e o primeiro vice-reitor, Luiz Ignácio Romeiro de Anhaia Mello, docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e da Escola Politécnica, que tomou posse em 1950.
06/11/2017