Matéria do CNPq destaca trajetória de aluno do IFUSP

MATÉRIA DE DESTAQUE DO PORTAL DO CNPq

Com forte interesse em Astrofísica e a proximidade de escolher uma profissão, com 18 anos, Bruno Dias optou por ingressar na universidade para estudar Física com especialização em Astronomia. Tomada a decisão, o astrônomo começou, então, sua jornada com pesquisas e projetos teóricos em relatividade restrita e em física experimental. Essa trajetória tem sido acompanhada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em diferentes momentos.

Em 2014, Bruno concluiu o Doutorado no Instituto de Astronomia, Geofisica e Ciencias Atmosfericas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), como bolsista do CNPq e sob a coordenação da Professora Beatriz Barbuy, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. A pesquisa, premiada pela USP, envolvia uma colaboração direta com o astrônomo Ivo Saviane do Observatório Europeu Austral (ESO), no Chile. Foi quando apareceu a oportunidade de estágio de doutorado no ESO-Chile por um ano.

"Nessa época, conheci muitos astrônomos e muitas portas foram abertas. Fiz um primeiro pós-doutorado na Universidade de Durham, na Inglaterra, no grupo do prof. Ray Sharples, líder do instrumento KMOS instalado nos telescópios do ESO. Novamente o ESO cruzou meu caminho e vi que as portas que abri antes deram resultados", explicou Bruno.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

FONTE DA NOTÍCIA:
Coordenação de Comunicação Social do CNPq