Matéria do Jornal da USP sobre o reator nuclear do IPEN

MATÉRIA DO JORNAL E DA TV USP

Editoria - Universidade - 27/06/2017

Você sabia que existe um reator nuclear dentro da USP?

Conheça o IEA-R1, reator de pesquisa do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Por Marcella Affonso - Editorias: Universidade

Quem entra na Cidade Universitária pela portaria 3 pode nem se dar conta, mas estará passando bem próximo de um reator nuclear. Ele fica no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, o Ipen, entidade associada à USP que ocupa uma área de 500 mil m² do campus do Butantã.

Um reator nuclear é um sistema capaz de controlar a reação nuclear – caso contrário, essa reação, chamada também de fissão nuclear, liberaria uma quantidade imensa de energia, como acontece na explosão de bombas atômicas. E se engana quem pensa que a aplicação de um reator como esse é apenas para a obtenção de energia: a indústria e a medicina também podem se beneficiar dessas reações que acontecem no átomo.

Estas duas áreas são justamente o foco do IEA-R1, como é chamado o reator do Ipen. Trata-se de um reator de pesquisa tipo piscina que utiliza água leve como moderador. Isso significa que a água leve é o elemento utilizado para reduzir a velocidade dos nêutrons liberados no processo de fissão.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

30/06/2017