Matéria do JUSP destaca pesquisa do IFUSP

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Editoria - Ciências - 13/04/2017

Modelo estrutural detalha mecanismo de neurotoxina do veneno da cascavel

Conhecimento inédito permitirá identificar melhor os potenciais terapêuticos da crotoxina

Por Antonio Carlos Quinto - Editorias: Ciências
Com informações da Assessoria de Comunicação do IFUSP

Cientistas brasileiros acabam de desvendar parte do mecanismo de ação da crotoxina (CTX), uma neurotoxina encontrada no veneno da cascavel (Crotalus durissus terrificus). Eles conseguiram, pela primeira vez, obter um modelo estrutural detalhado da proteína em meio aquoso. A descoberta, publicada recentemente num artigo da revista Scientific Reports, da Nature, poderá servir de base para futuros estudos, mais precisos, sobre as potenciais aplicações terapêuticas da CTX. “A proteína já é usada, por exemplo, no tratamento do estrabismo, devido a seu efeito paralisante”, afirma o professor Cristiano Luis Pinto de Oliveira, do Grupo de Fluidos Complexos do Instituto de Física (IF) da USP, e um dos autores do artigo.

O professor Oliveira, juntamente com sua ex-aluna de mestrado, Renata Naporano Bicev, do Departamento de Física Experimental (IF), integram um grupo de cientistas composto por docentes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Em Botucatu e na UFMG os cientistas já estudam a proteína há muito tempo”, conta o pesquisador do IF. “Inclusive, é na Unesp que um grupo liderado pelo professor Marcos Fontes retira as amostras de CTX do veneno da cascavel”, acrescenta.

Leia a matéria completa no link abaixo:

30/04/2017