Matéria sobre as perspectivas na construção do Sirius

Sirius abre novas perspectivas de pesquisa e eleva o padrão da ciência brasileira

Previsto para ser inaugurado em 2018, projeto já mobilizou R$ 121 milhões para construção de uma das primeiras fontes de luz síncrotron do planeta. Recursos em caixa mantém cronograma até abril, mas obras não podem atrasar.

Por Ascom do MCTIC

Publicação: 21/02/2017 | 17:33

O Brasil trabalha para elevar o padrão da ciência brasileira ao colocar em funcionamento, em 2018, o acelerador de elétrons Sirius, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Em construção desde dezembro de 2014, o Sirius é uma das primeiras fontes de luz síncrotron de quarta geração no planeta, projetada para ter o maior brilho dentre os equipamentos na sua classe de energia, abrindo novas perspectivas de pesquisa em áreas como ciência dos materiais, nanotecnologia, biotecnologia, física e ciências ambientais.

"As obras estão continuamente evoluindo e estão dentro da perspectiva de inauguração em junho de 2018", disse o diretor do LNLS, Antonio José Roque, em reunião nesta terça-feira (21) no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com a participação da Casa Civil da Presidência da República e Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

28/02/2017