Minicourse on Machine Learning for Many-Body Physics

O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) realizará o Minicourse on Machine Learning for Many-Body Physics entre os dias 25 e 29 de setembro de 2017, no campus do Instituto de Física Teórica da Unesp (rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Bloco 2, Barra Funda, São Paulo).

O curso introduzirá técnicas modernas em machine learning para o estudo dos problemas de muitos corpos, clássico e quântico, encontrados em matéria condensada, informação quântica e áreas relacionadas da Física. As aulas irão enfatizar as relações entre Física Estatística e machine learning, enquanto os tutoriais incluirão exercícios práticos em programação.

Tópicos incluem modelos de rede para Física Estatística, métodos de Monte Carlo, aprendizado com/sem supervisão, redes neurais, máquinas de Boltzmann e deep learning. Participantes devem ter conhecimento básico de programação. A linguagem Python e a biblioteca de código aberto Tensorflow serão utilizadas nos tutoriais.

Não há taxa de inscrição e os dois melhores estudantes selecionados receberão recursos limitados para cobrir despesas de transporte e hospedagem.

Os interessados devem se inscrever pelo site do evento (em inglês) até o dia 25 de agosto.

Fonte da informação: Agência FAPESP
25/08/2017