Missão espacial “Gaia”: uma nova era da Astronomia

No IFSC/USP - Missão espacial “Gaia”: uma nova era da Astronomia

Realiza-se no próximo dia 18 de setembro, a partir das 19 horas, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP), mais uma edição do programa “Ciência às 19 Horas”, com a palestra do Prof. Ramachrisna Teixeira (IAG/USP) subordinada ao tema “Missão espacial Gaia: uma nova era da Astronomia”,

O palestrante convidado iniciará sua apresentação falando de como há milhares de anos o Homem admira e se encanta com o céu estrelado. Através de observações cuidadosas e sistemáticas, vem construindo e refinando o seu conhecimento que vai muito além dos corpos celestes que se observam.

Hoje, dá-se mais um salto gigantesco. As grandezas observacionais sobre as quais repousa o conhecimento do Sistema Solar, da Galáxia e do Universo em geral foram, finalmente, abundantemente medidas com precisões inimagináveis.

Ramachrisna Teixeira mostrará como a “Missão Espacial Gaia”, da Agência Espacial Europeia, colocou nas mãos dos cientistas, em 25 de abril de 2018, dados observacionais em quantidade e com qualidade, com as quais até há bem pouco tempo nem se sonhava.

Entre eles, a grandeza mais importante de toda a Astronomia: a distância de mais de um bilhão de estrelas, que permite dizer onde se encontram, como são e como dançam, iniciando assim, uma nova era no estudo do Universo. Não se trata de uma nova descoberta, mas sim de uma base de dados sem precedentes sobre a qual repousará o conhecimento astronômico nos próximos 40-50 anos.

Desde a publicação do segundo e mais importante “release” de dados do “Gaia”, cientistas do mundo todo estão mergulhados nesse oceano de posições, movimentos, brilhos, cores, etc., confirmando, revendo e refinando o conhecimento que temos do Universo e prestes a descobrirem aquilo que nem se suspeitava que existia.

Em sua apresentação, Ramachrisna Teixeira irá penetrar nessa nova realidade da Astronomia e nesse momento histórico que o mundo está vivenciando.

*Esta palestra, bem como todas as outras do programa “Ciência às 19 Horas”, é aberta a todos os interessados, tem entrada gratuita e será transmitida ao vivo pela IPTV

FONTE DA NOTÍCIA:

Rui Sintra (ASSCOM / IFSC/USP)

Término: 
18/09/2018