Museu Republicano comemora a Semana da República

De 9 e 15 de novembro a cidade de Itu terá feira de livros, apresentações musicais e diversas atividades em comemoração aos 128 anos da Proclamação da República. Museu da USP que serviu de palco para a Convenção Republicana promove palestra sobre a representação da data nas artes.

Como já é tradição, no próximo dia 15 de novembro o Museu Republicano de Itu comemora a data promovendo atividades culturais na região, com destaque para a 6ª edição da Feira de Livros do Museu Republicano e a apresentação do CoralUSP. As ações fazem parte da programação da Semana da República, que tem início no dia 9 com palestra dedicada à forma como os artistas interpretaram a Proclamação da República.
Em parceria com a Academia Ituana de Letras, no dia 10, a partir das 19h30 acontece o concerto da pianista Maria José Carrasqueira de Moraes, com um programa que inclui música de compositores da região (Erothides de Campos e Tristão Júnior) dentre outras. Na mesma ocasião será lançada a Revista da Acadil de 2017 e terá lugar a solenidade de posse do Acadêmico Synésio Sampaio Góes à Cadeira nº 23, cujo patrono é o Dr. Washington Luís Pereira de Sousa.

Dia 12, às 11h, é a vez do concerto da Corporação Musical União dos Artistas, parceria com a Secretaria de Cultura da Estância Turística de Itu. A corporação está em atividade desde 1912, e tem como principal objetivo divulgar a música característica da região para sua formação instrumental: flautas, clarinetes e saxofones; trompetes, trompas, trombones, bombardinos e baixos; e percussão.

No dia 15 de novembro, o Museu Republicano de Itu abrirá das 10h às 17h, e durante todo o período os visitantes poderão participar da feira de livros, com descontos de 50% no preço de capa. Diversas editoras já confirmaram sua participação, e estima-se que durante todo o dia cerca de mil pessoas compareçam ao local.
Duas exposições em cartaz no Museu têm visitação gratuita: Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções apresenta aspectos das expedições que se realizaram entre Porto Feliz (São Paulo) e Cuiabá (Mato Grosso) nos séculos 18 e 19, e Expedição Langsdorff nos traços de Florence, parceria com o Instituto Hercule Florence, apresenta esboços feitos pelo artista sobre a expedição que percorreu mais de 15 mil quilômetros no interior do Brasil.
Destaque da programação, às 15h acontece a apresentação do Grupo 12 em Ponto, do CoralUSP, sob regência do Maestro Eduardo Fernandes. Desde sua criação vem desenvolvendo um estilo próprio, reunindo em seu repertório os mais diversos gêneros musicais. Em 2015 o Grupo 12 em Ponto apresentou-se com grande êxito na cidade. Todas as atividades são gratuitas.

Programação:

De terça a domingo, das 10h às 17h, visitação
Exposição Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções
Exposição Expedição Langsdorff nos traços de Florence
Local: Museu Republicano de Itu. Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP.

Dia 09 (quinta-feira), às 19h30, palestra
As "manhãs" de 15 de novembro: a Proclamação da República pela ótica dos artistas, com o Prof. Ms. Carlos Lima Junior, doutorando em Estética e História da Arte pelo MAC-USP.
Local: Casa do Barão/ Auditório do Museu Republicano. Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP.

Dia 10 (sexta-feira), às 19h30, solenidade, lançamento e concerto
Sessão Solene da Academia Ituana de Letras, lançamento da Revista da Acadil 2017 e concerto com a pianista Maria José Carrasqueira de Moraes

Dia 12 (domingo), às 11h, concerto
Concerto da Corporação Musical União dos Artistas. Parceria com a Secretaria de Cultura da Estância Turística de Itu
Local: Praça Padre Miguel (Matriz), Centro, Itu/SP.

Dia 15 (quarta-feira), das 10h às 17h, feira de livros
6ª Feira de Livros e Visitas às exposições
Local: Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP.

Dia 15 (quarta-feira), às 15h, apresentação CORALUSP
Grupo 12 em Ponto, sob regência do Maestro Eduardo Fernandes.

Informações:
Museu Republicano de Itu/USP
Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP.
+55 11 4023-0240, menu 3, Serviço Educativo

_________________________________________________________