Neutrinos: de Quimeras a Ases do Universo

Agência FAPESP – “Neutrinos: de Quimeras a Ases do Universo” será o tema do Papos de Física do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) no dia 6 de dezembro de 2016, das 19h30 às 21h, em São Paulo.

O seminário será ministrado pela professora Renata Zukanovich Funchal, do Departamento de Física Matemática da USP.

“Neutrinos são partículas excepcionais: não têm carga elétrica, têm uma massa incrivelmente pequena e interagem muito pouco com a matéria. Apesar disso, são uma das partículas mais abundantes do Universo. Sabemos hoje que os neutrinos sofrem um processo de interferência quântica denominado oscilação, que permite que eles mudem de identidade ao se deslocar de um ponto a outro”, disse Funchal.

Recentemente, foi descoberta a existência de neutrinos altamente energéticos produzidos fora da Via Láctea. “Nesse papo informal, vamos discutir como os neutrinos passaram, em pouco mais de meio século, de meras quimeras da imaginação de um físico a instrumentos poderosos de investigação”, disse a professora, que está entre os pesquisadores principais do Projeto Temático “Fenomenologia de física de partículas”, financiado pela FAPESP.

A palestra será no Laundry Deluxe, rua da Consolação, 2.937, Cerqueira César, São Paulo.

Evento de divulgação científica idealizado pelo ICTP-SAIFR, a série Papos de Física é uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre assuntos instigantes e as mais recentes descobertas científicas na área de Física. Com conteúdo acessível ao público, os seminários proporcionam debates instigantes sobre tópicos de física com quem faz física.

Sediado no Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o ICTP-SAIFR foi criado a partir de uma colaboração da Unesp com o International Center for Theoretical Physics in Trieste (ICTP) e tem financiamento da FAPESP.

Mais informações: www.ictp-saifr.org/?page_id=12924

Fonte da notícia: Agência FAPESP