Nova versão do chip SAMPA é destaque no JUSP

Cientistas concluem nova versão de chip que integrará experimento do LHC

Nesta versão do circuito integrado, mais robusta, será investido mais R$ 1 milhão, com recursos da Fapesp. Chip será usado em experimento do Large Hadron Collider (LHC), o maior colisor de partículas do mundo

Cientistas do Instituto de Física (IF) e da Escola Politécnica (Poli), ambos da USP, deverão concluir, no início do próximo ano, a terceira versão do chip Sampa. O pequeno circuito integrado — que mede apenas 9,6 milímetros (mm) x 9 mm — é feito em silício e será utilizado em um dos experimentos do Large Hadron Collider (LHC), o maior colisor de partículas do mundo. O chip foi desenvolvido na USP sob a coordenação dos professores Marcelo Gameiro Munhoz, do Departamento de Física Nuclear do IF, Marco Bregant, também do IF, Wilhelmus Van Noije, do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica (Poli) da USP, e pelos engenheiros Hugo Hernandez, Bruno Sanches, Tiago Weber, Armando Ayala, Dionísio Carvalho e André Couto, todos do LSI, e vem sendo produzido em Taiwan.

A matéria completa pode ser lida no link:

31/12/2016