Nove artistas abrem exposições no Espaço das Artes

Hoje, dia 30 de outubro, a partir das 19h30, o EdA – Espaço das Artes inaugura nove exposições individuais simultâneas, sob o título geral de Para Lá e Após. O artista convidado Raul Mourão apresenta a sua exposição ao lado de mostras individuais de Mariana Chama, Isis Gasparini, Angélica Del Nery, Priscila Guerra, Fabíola Salles Mariano, Arturo Gamero, Cleber Alexsander e Diogo de Moraes, que exibem trabalhos em técnicas diversas (instalação, fotografia, pintura, escultura, entre outros) desenvolvidos com base em pesquisas recentes de pós-graduação. A realização simultânea das exposições é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA, com o apoio do Departamento de Artes Plásticas. A visitação é de segunda a sexta, das 10h às 20h, com entrada franca e classificação etária livre. O EdA – Espaço das Artes está localizado na rua da Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária (antiga sede do MAC-USP).

Em Pra lá, o artista convidado Raul Mourão reúne os trabalhos Setas, feitos em pintura diretamente nas paredes do espaço expositivo a partir da apropriação de signos de sinalização urbana, e Murundum, instalação que desenvolve uma das séries mais importantes na produção do artista. Nas palavras de Paulo Herkenhoff, as estruturas dessa série “deslocam a malha cubista para a experiência de poder e a lógica da arquitetura vernacular da classe média, incluindo seus mecanismos de proteção do capital, símbolos de status, instrumentos de trabalho e aparelhos domésticos contra o roubo e o vandalismo”. Mira #1, uma escultura cinética de grande formato em aço corten posicionada em frente à fachada principal do edifício, completa o conjunto de obras de Mourão expostas no EdA, nas quais articulam-se – como de modo geral na produção do artista – geometria, eloquência e humor, conforme destaca o crítico e curador Luiz Camilo Osório: “a geometria implica um compromisso com a simplicidade estrutural. A eloquência aponta para uma presença sempre muito direta e imediata da forma. O humor é o tempero que deixa atravessar um sopro de inteligência, quebrando a austeridade da geometria e impedindo a facilitação comunicativa”.

Serviço:

Para Lá e Após - exposições individuais de 9 artistas
Abertura: 30 de outubro, às 19h30
Visitação: até 25 de novembro
Horário: segunda a sexta-feira, 9h às 20h­­­
Local: EdA - Espaço das Artes da ECA-USP (edifício da antiga sede do MAC-USP)
Endereço: Rua da Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária-USP, São Paulo
Informações: (11) 2648-1426 | espaco.artes@usp.br
entrada franca | classificação etária livre

FONTE DA NOTÍCIA:

Assessoria de Comunicação da ECA-USP