Novo detector de radiação a gás é destaque no JUSP

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Novo detector de radiação a gás é avanço da física às artes

Grupo de pesquisadores do Instituto de Física trabalhou em colaboração com laboratório europeu Cern

Por  - Editorias: Tecnologia

Um novo tipo de detector de radiação a gás está sendo desenvolvido e construído integralmente no Instituto de Física da USP (IF). A nova versão do objeto oferece precisão e velocidade maiores do que antigos modelos destes detectores. Outra vantagem reside no baixo preço para realizar medições em áreas ou objetos muito grandes.

Este é o trabalho que vem sendo realizado pelo pesquisador Hugo Natal da Luz no High Energy Physics and Instrumentation Center (HEPIC), um dos centros do IF. O estudo iniciou-se em novembro de 2016 como um projeto de pesquisa financiado pela Fapesp na modalidade Jovem Pesquisador.

A matéria completa pode ser lida no link abaixo:

30/06/2017