Novo dispositivo óptico é destaque no JUSP

MATÉRIA DO JORNAL DA USP

Novo dispositivo óptico usa cristal líquido inspirado em besouro

Instituto de Física e Universidade Nova de Lisboa desenvolvem estrutura visando à comunicação ultrarrápida via luz

Por  - Editorias: Tecnologia

Os besouros Plusiotis resplendens foram a inspiração para criação de cristai líquido  – Foto: Divulgação/FUSP

As  tecnologias de informação tem demandado soluções que possibilitem manipular a polarização, as propriedades de reflexão e a transmissão da luz, permitindo assim a comunicação ultrarrápida via luz.

Recentemente, um grupo de químicos da Universidade Nova de Lisboa, liderado pela professora Maria Helena Godinho, produziu filmes de nanocristais de celulose com propriedades ópticas excepcionais, semelhantes àquelas do mais brilhante dos besouros, o Plusiotis resplendens, que reflete a luz de formas variadas: são iridescentes, refletem seletivamente a luz polarizada à esquerda e transmitem luz circularmente polarizada à direita.

Desenvolvido em parceira internacional, o filme embebido em cristal líquido utiliza os cristais fotônicos, que permitem ou barram a luz incidente num dispositivo, funcionando essencialmente como “diodos ópticos”.

A matéria completa e o vídeo podem ser acessados no link abaixo:

21/02/2017