Novo edital do programa PROBRAL

Pesquisadores brasileiros e alemães trabalhando em parceria têm ótima oportunidade de fomento à sua pesquisa com o lançamento do novo edital do programa PROBRAL, que tem inscrições abertas até 19 de junho de 2017. O programa apoia projetos conjuntos desenvolvidos por grupos dos dois países vinculados a instituições de ensino superior, públicas ou privadas, sendo pelo menos uma no Brasil e uma na Alemanha.

O PROBRAL prevê a concessão de recursos para a realização de missões de trabalho ou estudo, e aquisição de material para os projetos, bem como o financiamento de bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado na Alemanha. Serão escolhidos 30 projetos para receber o fomento pelo período de dois anos, começando em janeiro 2018.

O programa é fruto de mais uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). As propostas podem ser de qualquer área de conhecimento e devem prever a mobilidade de pesquisadores e de estudantes de ambas as equipes. Para saber mais detalhes, confira o edital.

Os professores brasileiros devem apresentar suas candidaturas junto à Capes. É possível consultar quais são os documentos necessários e como se inscrever no site da instituição. Já os professores alemães devem solicitar o apoio junto ao DAAD na Alemanha e buscar as informações necessárias no site do Programa PPP, denominação dada ao PROBRAL no lado alemão.

O contato do DAAD na Alemanha para esclarecer dúvidas dos professores alemães relativas a esse programa é Dr. Cornelia Pochert (pochert@daad.de).

Fonte: DAAD

19/06/2017