O despertar de talentos científicos

Aula Magna no IFSC/USP objetiva despertar talentos científicos

No próximo dia 7 de março, às 10 horas, será realizada a Aula Magna Inaugural do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), intitulada “Three Seeds in the Flowering of Quantum Sciences”.

A Aula, que será realizada no auditório do IFSC/USP “Professor Sérgio Mascarenhas”, será ministrada pelo professor honorário do IFSC, Daniel Kleppner, que tratará de aspectos relevantes da ciência, abordando as escalas macro e micro do universo, com especial atenção a esta última, trazendo os grandes avanços feitos na física quântica. Kleppner explicará como se pode fazer uso do comportamento quântico no cotidiano por meio de aplicações práticas.

A aula, que é gratuita e aberta a todos os interessados, tem como alvo o público geral, visando “despertar” jovens talentos para a área científico-tecnológica.

O auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” fica localizado à Avenida Trabalhador sãocarlense, 400, com entrada alternativa pelo Observatório Astronômico (Rua Carlos Botelho). O evento também será transmitido ao vivo na IPTV USP.

Sobre o palestrante Daniel Kleppner é considerado um dos mais importantes físicos atômicos da atualidade, tendo desenvolvido um novo tipo de relógio atômico (maser de hidrogênio) que foi o facilitador para a criação do Sistema de Posicionamento Global (GPS, na sigla em inglês). Em fevereiro, Kleppner foi laureado com a “APS Medal for Exceptional Achievement in Research", em reconhecimento às contribuições de suas pesquisas. Em 2013, ele foi homenageado no IFSC com a entrega do título de professor honorário durante uma cerimônia que reuniu cinco cientistas vencedores do Prêmio Nobel.

07/03/2017