O sofrimento psíquico é tema de entrevista na Rádio USP

MATÉRIA DO JORNAL E DA RÁDIO USP

Editoria - Atualidades - 17/05/2018

Entender a dor do outro é parte do viver em sociedade

Doutor alerta para necessidade de olhar com atenção todos os casos para prevenir quadros psíquicos graves

Por Redação - Editorias: Atualidades, Rádio USP, Jornal da USP no Ar

O adoecimento psiquiátrico ainda hoje é tratado como tabu pela sociedade. O preconceito leva a uma tendência de minimização do impacto que o sofrimento psíquico causa nas pessoas afetadas, afirma Eduardo Humes, psiquiatra e coordenador do Ambulatório de Psiquiatria do Hospital Universitário e do Grupo de Assistência Psicológica ao Aluno da Faculdade de Medicina da USP. O doutor lamenta essa realidade por entender que a preocupação com a dor do outro é parte do estar em sociedade e deveria ser um tema de engajamento de todos.

Humes conta que o sofrimento psíquico é caracterizado por um conjunto de condições que leva o indivíduo à dor, tendo sido essa causada por reatividade ao ambiente – como o luto ou um momento difícil na vida – ou por um quadro psiquiátrico. O doutor alerta para a necessidade de olhar com atenção mesmo os casos que não configuram quadros mais graves, justamente para evitar que eles se tornem doenças e levem a prejuízos maiores, como danos por uso de drogas e suicídio.

Ouça o áudio da entrevista e leia a matéria completa do Jornal da USP no link abaixo:

18/05/2018