Oportunidade: bolsa de pós-doutorado em física teórica

Pós-Doutorado em Física Teórica na USP com Bolsa

da FAPESP

14 de março de 2017

Agência FAPESP – O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Física Teórica com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 19 de março.

A Bolsa está vinculada ao Projeto Temático “Métodos não perturbativos em teoria quântica e em TQC e aplicações deles aos problemas de física atuais”, que tem Dmitri Maximovitch Gitman como pesquisador principal.

O projeto estuda efeitos quânticos em campos eletromagnéticos e gravitacionais fortes que violam a estabilidade do vácuo. Supõe-se o desenvolvimento da Teoria Quântica de Campos geral para este tipo de processos e sua aplicação ao cálculo de vários efeitos em campos externos de estrutura particular.

Os candidatos devem possuir bom conhecimento de todos os conceitos principais da Mecânica Quântica (relativista e não relativista) e métodos da Teoria Quântica de Campos, em particular a Eletrodinâmica Quântica com vácuo instável no âmbito do curso "Quantum electrodynamics with unstable vacuum" (Springer, 1991), por E.S. Fradkin, D.M.Gitman e S.M.Shvartsman.

Os interessados devem ter PhD em Física. Outras restrições formais podem ser aplicadas. As atividades de pesquisa serão conduzidas no IFUSP sob a orientação do professor Dmitri M. Guitman.

Os candidatos devem enviar currículo vitae com lista de publicações e duas cartas de recomendação por e-mail ao professor Guitman no endereço pos.doc.ifusp.2017@gmail.com.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1448/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

Fonte da notícia: Agência FAPESP

19/03/2017