Oportunidade: bolsa de pós-doutorado FAPESP

Pós-doutorado em materiais vítreos com Bolsa da FAPESP

02 de maio de 2016

Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa, Tecnologia e Educação em Materiais Vítreos (CeRTEV, na sigla em inglês) – um (CEPID da FAPESP – está com vagas abertas para pós-doutoramento.

As oportunidades, com Bolsas da FAPESP, estão disponíveis para a realização de investigação fundamental e aplicada em São Carlos. O período da bolsa é de dois anos, a partir de agosto de 2016, renovável por mais dois anos por acordo mútuo.

O CeRTEV é um projeto de 11 anos (começou em 2013), resultante de esforço conjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), para realizar pesquisas na área de vidros funcionais e vitrocerâmicas.

Segundo Edgar Dutra Zanotto, coordenador do CeRTEV, a pesquisa de pós-doutorado será focada em investigação fundamental e/ou aplicada sobre vidros ou vitrocerâmicos.

O pesquisador deverá conduzir as atividades de pós-doutoramento em um dos laboratórios CeRTEV e será supervisionado por um dos investigadores principais, mas em estreita colaboração com outros pesquisadores do centro.

Os candidatos devem ter doutorado em Física, Química, Ciência dos Materiais ou Engenharia e interesse na condução de pesquisa interdisciplinar em um ambiente internacional. Experiência anterior em ciência de vidros, física do estado sólido ou química é vantajosa.

Os interessados devem enviar curriculum vitae, lista de publicações, uma proposta de pesquisa de duas páginas e os nomes e endereços de e-mail de duas referências até 5 de maio de 2016, ao professor Zanotto (dedz@ufscar.br) e a Laurie Leal (laurie_leal@yahoo.com.br).

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/1059.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades

Fonte: Agência FAPESP

05/05/2016