Oportunidade: doutorado em Física na Espanha

Oportunidade de doutoramento em Física na Espanha

21 de março de 2017

Agência FAPESP – Brasileiros podem se candidatar a uma oportunidade de doutoramento em Física na Espanha. A posição foi aberta pelo Centro de Física da Matéria Condensada da Universidade Autónoma de Madrid.

O selecionado trabalhará em pesquisa com transporte quântico experimental e receberá bolsa por quatro anos. O projeto de pesquisa terá início em junho de 2017.

Segundo os responsáveis pelo projeto, supercondutores topológicos tornaram-se recentemente um tópico de intensa atividade de pesquisa em física da matéria condensada, em grande parte devido aos estados exóticos conhecidos como modos-zero de Majorana que aparecem em seus limites.

Esses, também conhecidos como modos de energia zero, justamente por não terem energia por causa de simetrias. Tais estados constituem uma plataforma promissora para a computação quântica topológica.

Apesar de esses supercondutores não estarem presentes na natureza, experimentos (guiados por teoria) têm sido direcionados no sentido do seu desenvolvimento a partir de materiais existentes. Um dos candidatos promissores para tais sistemas são nanofios semicondutores-supercondutores híbridos.

O projeto de pesquisa do qual odoutorando selecionado participará tem foco na aplicação de metodologias inexploradas em busca da construção de um supercondutor topológico.

Os candidatos devem ter mestrado, de preferência em Física ou disciplina relacionada. Experiência em física da matéria condensada experimental é desejada.

Os interessados devem enviar carta, curriculum vitae, histórico escolar e duas referências para Eduardo J. H. Lee, professor brasileiro na Universidade Autónoma de Madrid: eduardo.lee@uam.es.

31/03/2017