Oportunidade: financiamento de projetos pelo ERC

Cientistas de todas as nacionalidades, que buscam desenvolver um projeto em uma instituição europeia, podem se candidatar ao ERC Starting Grant, programa de financiamento voltado para pesquisadores em início de carreira oferecido pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC, na sigla em inglês). O prazo se encerra em 17 de outubro.
 
Segundo o perfil desejado, o pesquisador principal precisa ter entre dois e sete anos de experiência após obtenção do título de doutor e demonstrar grande potencial para liderar uma equipe de pesquisa.
 
O financiamento pode chegar a 1,5 milhão de euros ao longo de cinco anos. O ERC também se compromete a cobrir as despesas com a mudança para a nova instituição do cientista contemplado que residir fora da União Europeia.
 
Os avaliadores irão considerar a qualidade da proposta e excelência científica do candidato. Segundo os critérios, é esperado que o pesquisador principal demonstre independência e tenha publicado pelo menos um artigo de impacto como primeiro autor.
 
O ERC foi criado pela União Europeia em 2007 para estimular a excelência científica das instituições dentro do grupo e financiar pesquisadores criativos e com potencial de inovação, independentemente da idade. Até o momento, seis brasileiros já receberam algum tipo de financiamento do ERC.
 
Mais informações:
 
 
Fonte da notícia: Centro Alemão de Ciência e Inovação - São Paulo
Término: 
17/10/2017