Oportunidade: intercâmbio internacional com bolsa

Programa do DFEP para ampliação do acesso de MESTRANDO à colaboração internacional - 2017

Objetivos do programa:

Proporcionar ao aluno de mestrado do DFEP selecionado a oportunidade de realizar pesquisa científica em instituição do exterior, ampliando as perspectivas profissionais, acadêmicas e culturais.

•Divulgar nossos projetos de pesquisa em instituições estrangeiras para a criação, consolidação e ampliação de convênios de intercâmbio acadêmico e científico.

Incentivar o empenho acadêmico do estudante em suas atividades de pós-graduação, tendo como perspectiva futura o início do doutorado já com colaboração internacional.

Atividades previstas:

Desenvolver atividades de pesquisa em instituição no exterior
Após retorno do estágio, apresentar relatório e seminário sobre as atividades realizadas.

Requisito do estudante:

Ter integralizado 50% dos créditos no curso em que está matriculado

Número de vagas:

1  por ano

Normas para a participação no programa:

No ato de inscrição, os candidatos deverão entregar na Secretaria do DFEP

• Memorial resumido (máximo de 3 folhas) contendo um relato das experiências acadêmicas, culturais e outras que julgar importantes, a motivação para a participação no programa de internacionalização e um resumo das atividades a serem desenvolvidas no exterior.
  • •Histórico escolar atualizado.
  • •Carta do orientador de mestrado (no Brasil) com descrição explícita e sucinta dos benefícios do estágio para o mestrando, das condições de realização das atividades planejadas no estágio no exterior e da capacitação do estudante para desempenhar a contento o plano de pesquisa proposto.
  • •Carta de aceitação do supervisor do estágio no exterior.
  • •Comprovante de proficiência na língua do país em que irá estagiar

Período de inscrição dos alunos:

As inscrições para a participação do aluno no programa deverá ser realizada até 30 de junho de 2017.

Processo de seleção:

A etapa inicial do processo de seleção dos alunos consistirá na avaliação do memorial, histórico escolar e carta do orientador por comissão designada pelo Chefe do DFEP. A relação dos alunos aprovados na primeira fase será divulgada no dia 14 de julho de 2017 e, na ocasião, a comissão de seleção divulgará a data/horário de realização da segunda etapa, que consistirá em entrevista com os candidatos.

Benefícios para o aluno selecionado:

• Passagem aérea e seguro.
  • •Ajuda de custo para permanência no exterior por até 2 meses (US$ 1.100,00 mês)

Importante - O presente Programa será mantido desde que o DFEP disponha dos recursos institucionais do presente exercício de 2017. Esses recursos deverão ser utilizados exclusivamente no exercício de 2017.

SP, junho/2017
Prof.Dr. Antônio Martins Figueiredo Neto