Oportunidade: pós-doutorado em espectroscopia no IAG-USP

Pós-doutorado em espectroscopia na USP com Bolsa da FAPESP

24 de novembro de 2017

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Mosaic: the multi-object spectrograph for the ESO Extremely Large Telescope” abriu uma vaga de pós-doutorado para pesquisa no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).

O prazo de inscrição termina no dia 30 de novembro de 2017. O projeto é coordenado pela professora Silvia Cristina Fernandes Rossi. O bolsista participará do projeto “Simulações de Software e Hardware para optimização do espectrógrafo Mosaic”.

O objetivo é investigar o desempenho possível para observações com o espectrógrafo multiobjeto Mosaic, em planejamento para o Extremely Large Telescope.

Segundo Rossi, o bolsista realizará extensas simulações de espectroscopia de estrelas, aglomerados globulares e galáxias. Para tanto, deverá usar códigos de síntese espectral, de construção de populações estelares e usar programas de simulações em desenvolvimento no Observatório de Paris e Holanda. A pesquisa também envolve caracterização de fibras no óptico e infravermelho, em trabalho conjunto com o Laboratório Nacional de Astrofísica.

Os interessados em se inscrever devem enviar e-mail para a professora Beatriz Barbuy (b.barbuy@iag.usp.br). Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1807.

A oportunidade está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades

30/11/2017