Oportunidade: pós-doutorado em simulação e modelagem

O grupo de Fluidos Complexos do Instituto de Física da USP oferece uma oportunidade para pós-doutorado, com Bolsa da FAPESP, junto ao Projeto Temático “Propriedades estruturais e biofísicas de lipoproteínas nativa e modificada”.

Com coordenação do professor Antonio Martins Figueiredo Neto, do Instituto de Física da USP (IFUSP), o projeto conta com a participação do professor Cristiano Luis Pinto de Oliveira, também do IFUSP, como pesquisador principal bem como reúne pesquisadores da UNIFESP, USP e UNESP.

O bolsista desenvolverá projetos na área de simulação e modelagem estrutural de cristais líquidos orientados utilizando métodos de  espalhamento a baixos ângulos. O candidato deverá ter experiência em programação, métodos de modelagem e preferencialmente conhecimentos em espalhamento e difração.

O trabalho tem características multidisciplinares envolvendo aplicações teóricas e experimentais de física, química e biologia. Pretendemos neste projeto desenvolver ferramentas de simulação, análise e modelagem de dados experimentais de espalhamento a baixos ângulos de modo a permitir a caracterização estrutural das moléculas de cristais liquido e obter informações estruturais.

O projeto será desenvolvido no Instituto de Física da USP com a supervisão dos professores Antonio Martins Figueiredo Neto e Cristiano Pinto de Oliveira. Os candidatos deverão enviar por e-mail sua inscrição para (crislpo@if.usp.br) com seu curriculum vitae (incluindo a lista de publicações), carta de apresentação e uma carta de recomendação. Uma entrevista a distância será realizada com os candidatos.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. A duração da bolsa é de um ano, podendo ser prorrogada por mais um período de um ano.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Os candidatos interessados devem se inscrever até 31 de março de 2018, enviando um e-mail para o professor C. L. P. Oliveira  crislpo@if.usp.br)

FONTE DA NOTÍCIA:
Boletim Informativo do Instituto de Física