Oportunidade: pós-doutorado na Unicamp

Pós-Doutorado na área de Física com Bolsa da FAPESP

07 de fevereiro de 2017

Agência FAPESP – O Instituto de Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece duas oportunidades de Pós-Doutorado – em Modelagem Computacional de Materiais e em Física – com Bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 18 de fevereiro.

As duas Bolsas estão vinculadas a projetos desenvolvidos no âmbito do Centro de Engenharia e Ciências Computacionais (CECC), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP.

O selecionado para a bolsa em Modelagem Computacional de Materiais integrará a equipe do projeto "Modelagem Multiescala de Armazenamento de Hidrogênio em Nanoscrolls".

A ideia principal do projeto consiste em compreender o fenômeno e desenvolver um modelo teórico para o processo de armazenamento de hidrogênio em nanoscrolls de diferentes materiais. Devido à sua grande área de contato e bordas abertas, nanoscrolls podem ser considerados estruturas mais promissoras que nanotubos convencionais.

Os candidatos devem ter concluído o doutorado depois de 2011. Os interessados deverão enviar dados do perfil – iniciativa, independência e automotivação na pesquisa; histórico escolar e Currículo Lattes; conhecimento avançado em inglês e disponibilidade para viagens científicas ao exterior; e experiência prévia com simulações de dinâmica molecular (clássica, reativa e ab initio) – para o pesquisador principal do projeto, Douglas Galvão, no endereço galvao@ifi.unicamp.br.

Ao e-mail deve estar anexada a Identificação: HIDROGEN STORAGE CEPID; carta de motivação; currículo com artigos publicados e evidência de habilidades para conduzir o projeto.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1417/.

O selecionado para a Bolsa de Pós-Doutorado em Física integrará a equipe do projeto "Modelagem Multiescala de Músculos Artificiais Baseados em Nanotubos de Carbono", também sob supervisão de Douglas S. Galvão.

A ideia principal do projeto consiste em compreender o fenômeno e desenvolver um modelo teórico para músculos artificiais baseados em nanotubos de carbono.O objetivo é desenvolver modelos para descrever a atuação mecânica.

Os candidatos à vaga de Modelagem Computacional de Materiais devem ter concluído o doutorado depois de 2011. Os interessados deverão enviar dados do perfil – iniciativa, independência e automotivação na pesquisa; histórico escolar e Currículo Lattes; conhecimento avançado em inglês e disponibilidade para viagens científicas ao exterior e experiência prévia com simulações de dinâmica molecular (clássica e reativa) e elementos finitos – para o e-mail galvao@ifi.unicamp.br.

Ao e-mail deve estar anexada a Identificação: ARTIFICIAL MUSCLES CEPID; carta de motivação; currículo com artigos publicados e evidências de habilidades para conduzir o projeto.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1422/.

Os selecionados receberão bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades

Fonte da notícia: Agência FAPESP

18/02/2017